segunda-feira, 7 de julho de 2014

Laroyê Exu!!

No próximo sábado, à partir das 10:00hs, a Federação Ycaraí promove mais uma reunião e dentre os diversos assuntos à serem tratados, estará em discussão a necessidade de resignificação dos conceitos sobre Exu, Pomba Gira, Exu Mirim e Pomba Gira Mirim.  Está em construção o 2º Seminário Resignificando Exu, à ser realizado na segunda semana no mês de Novembro /2014.

Nossa Dirigente Espiritual Mãe Marcia Pinho de Yemanjá, têm em sua concepção, a imagem dos Exus e Pomba Giras, idêntica à dos antigos lordes e damas, visão esta, que não é compartilhada, pela maioria dos fabricantes de imagens representativas das entidades.

Infelizmente, a idealização das imagens de nossos Exus e Pomba Giras, remete à internalização no imaginário coletivo, de sentimentos como o medo e a intimidação, pois são representações que nos induzem a pensar no demônio e no Mal.

Entende-se ai também, a influência da Igreja na época em que os escravos apresentaram-lhes suas entidades e iniciou-se o sincretismo religioso. O santos católicos eram a imagem da bondade, castidade e pureza. Como associar Exu, manifestação ligada ao prazer, liberdade de expressão, despojamento e reprodução da espécie à figura de "Deus"??
 
É importante também lembrarmos, segundo Mãe Márcia, que existem inúmeras similaridades na imagem e conceito de Exu, Pomba Gira e Exu Mirim, à outras entidades e divindades das mais variadas culturas, ocidentais e orientais.
 
Existe a necessidade de buscarmos a universalização destes conceitos, pois em todas as manifestações religiosas universais, existe um Grande Criador (Deus), os responsáveis em construir o Mundo (Orixás) e a criação (Natureza).
 
Os encontros para a preparação do II Seminário Resignificando Exu são abertos à todos os interessados.
 
Maiores informações sobre estas reuniões podem ser obtidas através do email marcia.pinho@hotmail.com ou através de mensagem em nosso blog. 
 
Participe!!
 
Laroyê Exu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário