terça-feira, 15 de maio de 2012

QUANTO MAIS ESCURA A NOITE, MAIS PRÓXIMO ESTÁ O RAIAR DO DIA - Ditado Cigano





Entre os dias 18 de Maio e 27 de Maio, o Grupo Umbandista Cristão Yonuaruê está em festa... a festa da vida, da alegria, da liberdade.... é o nosso tradicional FESTIVAL CIGANO.

Nesses dias, homenagearemos encarnados e desencarnados da grande e querida Pátria Cigana, não nos esquecendo de louvar e agradecer as bençãos de Santa Sara Kali, cujo dia de devoção é 24 de Maio.

Na próxima sexta-feira (18 de Maio) teremos a Gira com os Ciganos, Ciganas e Crianças Ciganas. No comando, estará a querida Cigana Portuguesinha, que, assim como tantas crianças ciganas desencarnou nos campos de concentração da Europa. As atividades na sexta-feira se iniciam às 19:00hs (distribuição de senhas à partir das 18:00hs) e término dos trabalhos às 22:00hs. Temos lanchonete, segurança na rua e espaço para crianças.

Segue abaixo trechos de um texto que conta um pouco sobre o sofrimento deste povo, amante da alegria e da liberdade e que nos ensina à valorizar a vida!


".....A campanha anti-cigana na Alemanha, que era baseada nos preconceitos populares e leis discriminatórias que eram anteriores a curta vida da República de Weimar, tiveram início rapidamente depois que Hitler assumiu o poder em janeiro de 1933. Ciganos eram castrados e esterelizados, enviados cedo para os campos de concentração e proibidos de casar com alemães. Uma Central para “Combate à Moléstia Cigana” foi aberta em Munique em junho de 1936.


Muitos ciganos sofreram com blitz na Alemanha na semana de 12-18 de junho de 1938, “Semana de limpeza cigana,” uma precursora para Kristallnacht(Noite dos Cristais)cinco meses depois.

Em dezembro daquele ano, a primeira referência conhecida para a “Solução Final da questão cigana” apareceu num documento assinado pelo Chefe da SS Heinrich Himmler. Em janeiro de 1940, 250 crianças ciganas foram assassinadas em Buchenwald, usada como cobaias humanas num teste de cristais de Zyklon-B.

Ao contrário dos judeus na Alemanha e outros países da Europa, as vítimas ciganas dos nazis e suas famílias não receberam nenhuma pagamento reparatório, diz Hancock. Ele diz que advogados estão trabalhando para recuperar ativos ciganos totalizando “muitos milhões de dólares” que foram depositados em bancos suíços antes da guerra e nunca retornaram a seus donos de direito. “Temos a documentação,” ele diz.

Uma estátua de madeira homenageando ciganos mortos durante a guerra foi dedicada em 1991 numa cidade no sudoeste da Hungria; acredita-se que seja o primeiro memorial do tipo no leste europeu. Grupos ciganos na Alemanha tem protestado contra os planos do senado de Berlim em levantar um monumento nacional do Holocausto que omite as vítimas de sua comunidade. Ignatz Bubis, presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha, participou de sua petição.

Sobreviventes ciganos … que foram sistematicamente perseguidos por razões raciais não estão interessados em competir por status de vítima,” Toby Sonneman, editor do Informativo Aliança Romani-Judaica, escreveu na edição de maio de 1994. “Eles apenas querem que suas vozes sejam escutadas e seu sofrimento seja reconhecido.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário