terça-feira, 19 de abril de 2016

Salve Jorge!! Salve Ogum!


so_jorge


Na região sul e sudeste do Brasil, Ogum é sincretizado a São Jorge, Santo cassado pela Igreja Católica Apostólica Romana.

Acredita-se que São Jorge tenha pertencido ao exército romano e converteu-se ao cristianismo sendo por esse motivo torturado e teve a cabeça decepada a mando do imperador Diocleciano.
Embora cassado, São Jorge continuou sendo o patrono ou o santo protetor de muitas nações, como exemplo a Inglaterra, Portugal e a Rússia e de muitos exércitos como o Exército Brasileiro.

Na Umbanda São Jorge continua sendo o santo que representa Ogum. Ele é o Orixá protetor contra as guerras e contra as demandas espirituais. Ogum é também o protetor dos militares, de todos os seguidores da Umbanda e também daqueles que sofrem perseguições materiais ou espirituais.

(......................................................................................................................................................)

Conhecido como o general de Oxalá, Ogum protege a todos que a Ele recorrem. Seus domínios são todos os caminhos e todos os lugares. Em qualquer lugar que exista a menor possibilidade da prática do mal Ogum é atuante, seja nas encruzilhadas, nas matas, nos cemitérios, nas praias, na subcrosta, etc.

A lei de Ogum é a lei da espada, sua linha é a mais atuante contra as forças da Quimbanda e da magia negativa e suas funestas consequências.
Nas obrigações a Ogum alguns seguidores usam cravos vermelhos ou brancos, velas vermelhas ou brancas, cerveja branca, água, pedidos e orações.

Desconhecemos o motivo pelo qual a cerveja branca é consagrada a Ogum, já que essa bebida não existia na África, mas nas manifestações da linha de Ogum no terreiro, a cerveja branca é solicitada pelas entidades de sua linha, desta forma pode-se dizer que essa é a sua bebida, juntamente com a água.


Extraído do site http://www.nuss.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário