quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Umbanda e a ancestralidade negra

Resultado de imagem para ancestralidade negra umbandaCompreender os elementos formadores da cultura de um povo é fundamental para que nos reconheçamos enquanto história.

A Umbanda traz consigo, dentre as diversas vertentes que a constituem, a etnia negra como importante consolidadora de seus preceitos de caridade e fraternidade.

Em um mundo onde os preconceitos a cada dia mais nos assombram, partindo inclusive de instituições – religiosas – que deveriam pregar a paz e igualdade a todos, cabe aos umbandistas e comunidade em geral agregar os negros cada vez mais em seus discursos, não só como uma maneira de reparação de um passado de injustiças e sofrimento, mas também como elemento formador da nação brasileira.

Na Umbanda, as entidades dos Pretos-Velhos desenvolvem esse papel, lembrando a cada dia de trabalho que muita história há por trás da sociedade que vivemos hoje. Um a história de trabalho braçal, onde as mãos dos negros foram, de maneira muito cruel, usadas para construir tudo que vemos nas ruas, estradas e praças de nossas cidades.

A influência que trazemos dos nossos ancestrais, que, de certa forma, fortalecem a cultura local advinda da África, e ao mesmo tempo nos fornece elementos para a constituição de uma nova maneira, uma nova forma de culto, mais próxima à nossa realidade, a Umbanda.

Articular a doutrina religiosa da Umbanda com uma nova forma de enxergar o mundo, através da sua diversidade, é uma proposta que se torna atual, e que necessita de força, antes que nossa cultura primária caia nos esquecimento, e que essas pessoas que transmitem essa tradição sejam também esquecidas.



(Hélcio Fernandes Barbosa Júnior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário