
Nesta virada de ano, vamos continuar nosso trabalho de preservação dos nossos mares! Junte-se a nós e ajude a cuidar do nosso planeta!
RETIRE O BARQUINHO DO MAR
MÃE DÁGUA MANDOU AVISAR
QUE LIXO NÃO PODE JOGAR
POIS HOJE TEM FESTA NO MAR!
YE, YE, YE, YEMANJÁ
ELA É, ELA É
A RAINHA DO MAR
YE, YE, YE, YEMANJÁ
ELA É, ELA É
A RAINHA DO MAR!
TRAZ PENTE, TRAZ ESPELHO
Ô, Ô, Ô, Ô
PRA ELA SE ENFEITAR!
Ô, Ô, Ô, Ô
TRAZ FLORES, TRAZ PERFUME!
NÃO É PRÁ POR NO MAR
Estamos nos aproximando da maior manifestação religiosa de matriz africana, a Festa de Yemanjá, que é realizada nas praias de todo o Brasil, onde é tradição os fiéis presenteá-la, com objetos e alimentos.
Porém quando amanhece.... O que encontramos pelas praias?
Sujeira, apenas sujeira: pedaços de isopor, garrafas de vidro e de plástico, vidros de perfumes, sacolas plásticas, todo o tipo de material que não se decompõem facilmente e que levam dezenas de anos para atingir um estado de decomposição favorável e até mesmo desaparecerem, sem contar que a imagem que se tem da praia é de um enorme depósito de lixo.
Impactos do Lixo Marinho
Os impactos ambientais mais evidentes, estão relacionados à morte de animais.
Estima-se que o lixo acumulado nos mares, seja o responsável direto pela morte de 1 milhão de aves e mamíferos marinhos por ano.
Golfinhos, focas e tartarugas ficam presos em redes de pesca ou comem sacos plásticos e morrem sufocados.
Peixes e pássaros engolem pedaços de plástico e de metal e também perdem a vida.
A água-viva e outros animais que se alimentam por filtragem, freqüentemente consomem o lixo flutuante ou ficam presos nele.
Muitos animais confundem resíduos plásticos com seu alimento natural. Sua ingestão pode causar o bloqueio do trato digestivo e/ou sensação de inanição, matando ou causando sérios problemas à sobrevivência do animal.
Procurem levar ao mar, oferendas biodegradáveis, ou seja, compostas por materiais que em poucos dias ou meses entrem em decomposição, e assim não contribuam para a poluição de nossas praias.

Devemos nos conscientizar e começarmos a desenvolver, um novo relacionamento entre religião e o meio ambiente.
A Umbanda prega a simplicidade e o retorno à Natureza e tem como fundamento o culto aos Orixás e a prática de Oferendas como forma de reverenciá-los. Não podemos transformar reverência em desrespeito. O planeta pede socorro!
Os Orixás são parte integrante da natureza, portanto, zele pela natureza, zele por quem te oferece tudo, zele por seu Orixá!!!!!
Devotos de Iemanjá contra a poluição dos mares!!!
Afinal, se a poluição atingir as praias, onde serão feitos os rituais e as oferendas?
MÃE MARCIA PINHO DE YEMANJÁ
PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO YCARAÍ E GRUPO UMBANDISTA-CRISTÃO YONUARUÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário