terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O ORIXÁ OMULU – SENHOR DA VIDA E DA MORTE – DIA 17 DE DEZEMBRO

Seu nome significa “rei dos espíritos do mundo material” clara referência ao poder desse orixá. Omulu é o deus do mistério. Inspira medo e respeito. Ele esconde seu rosto sob uma vestimenta de palha da costa, material ligado aos ritos de morte e do sobrenatural. Sob a palha, Omulu se isola e oculta os segredos da morte e do renascimento, da doença e da cura. Ele pode desencadear a varíola e outras epidemias, mas é também o deus da cura, carinhosamente chamado de “médico dos pobres”.
Sua dança o Opanijé (cuja tradição é: ele mata qualquer um e come), como um ser doente onde mostra suas feridas, o céu e a terra, sua lenda, em outras danças, dança curvado para frente, como que atormentado por dores, e imitam seu sofrimento, coceiras e tremores de febre.
As pessoas consagradas a este deus usam um colar chamado laquidibá, feito de pequenos anéis de chifre de búfalo.
Sua vestimenta é feita de iko, é uma fibra de ráfia extraída do Igi-Ògòrò, a “palha da costa”, elemento de grande significado ritualístico, principalmente em ritos ligados a morte e o sobrenatural, sua presença indica que algo deve ficar oculto. É composta de duas partes, o “Filá” e o “Azé”, a primeira parte, a de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha da costa que vai até os pés em alguns casos, em outros, acima dos joelhos, por baixo desta saia vai um Xokotô, espécie de calça, também chamado “cauçulu”, em que oculta o mistério da morte e do renascimento. Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas, onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir-se com iko e cauris, revela sua importância e ligação com a morte.

Atotô Omulu!

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