Entretanto, os efeitos colaterais desta atitude atingem todas as gerações desde então. A ausência do Estado, (então monarquia, já falida) em oferecer estrutura sócio-econômica à população afro-descendente que encontrava-se livre, fez com que não se criasse espaço para esta parcela da população, que assim acomodou-se como foi possível.
Curiosamente, 20 anos depois, em 1908, Zélio Fernandino de Moraes foi o instrumento utilizado pela espiritualidade para instituir a Umbanda como religião genuinamente brasileira.
E assim, a Umbanda vêm cumprindo o seu papel até os dias de hoje: espalhar caridade e religar o ser humano à Deus.
Dentre todas as entidades que se manifestam em nossos terreiros, sem dúvida, um dos maiores exemplos de humildade é exatamente, aquelas ligadas à Linha dos Pretos-Velhos. São pais, mães, tios, tias, avôs e avós.. que sejam eles negros ou não, velhos ou não, nos trazem mensagens de carinho, conforto, orientação e que com autorização Superior, usando suas magias e mirongas, procuram nos ajudar e nos amparar no que precisamos.
No próximo dia 10 de Maio, sexta-feira, às 19:00hs, o Grupo Umbandista Cristão Yonuaruê estará homenageando os Pretos-Velhos, numa Gira Especial comandada por Pai Guiné.
Passes, orientações espirituais, carinho, conforto.... tudo isto e um pouco mais é o que os pretos-velhos podem nos oferecer.
Nossos trabalhos iniciam-se ás 19 horas e encerram-se às 22 horas.
Grupo Umbandista-Cristão Yonuaruê - Rua Cel. Fawcett nº 1170/1178 - Vila Moraes - SP (altura do nº 3672 da Av. do Cursino) - Maiores informações (011) 5058.7110 (loja Reino das Pérolas) ou através do email marcia.pinho@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário