quinta-feira, 16 de agosto de 2012

LIÇÃO DA PIPOCA....





Todos nós conhecemos, mas, muitas vezes não nos damos conta do processo pelo qual a pipoca passa para que tenha a aparência que tanto gostamos. Pois é, a pipoca em sua forma original possui casca dura, não é macia, não é saborosa e não exala aquele cheiro que tão bem conhecemos.

Em sua pequenez, a pipoca nem imagina que em breve,muito breve, algo novo vai acontecer; sem perceber, o processo se inicia:. ela é colocada no recipiente;. então o calor começa e ela nem imagina o quanto vai ficar mais forte.... e forte... e a sensação é de calor intenso, muito sofrimento; o óleo quente ou manteiga aumentando o potencial de calor... e no desespero da pequena pipoca ela nem imagina o que está por vir. Então, deseja que tudo acabe, que o fogo apague, que o calor passe e tudo continue como antes; mas o que ela não imagina é que para que ela possa se transformar em algo diferente, com aquele aspecto alegre, saboroso e para que ela seja maior do que é, ela precisa passar por todo esse doloroso processo, algo que ela até então desconhece!

Assim somos nós: pequenos, casca dura, fechados em nosso mundo. Por isso temos dificuldade em ver além. Para isso Deus vem nos refinar pelo fogo; ele nos coloca nos lugares (recipientes) onde há a provação, os sofrimentos, a tentação, a decepção, enfim, ele nos leva a abandonar as cascas antigas e abrir os olhos para plenitude, surgindo pessoas maiores e mais dignas dEle.

Podemos associar também àquelas pessoas que Deus faz de tudo pra que sejam abrasadas pelo fogo, mas mesmo com o tocar do Espírito através do calor, essas pessoas insistem em continuar com a capa velha, grossa, sem se importar com o calor da presença de Deus e sim preocupadas com suas mágoas, decepções, traumas e perdem a oportunidade de se abrir para mudança, por isso continuam pequenas e com aspecto triste.

Entre algumas causas da dificuldade em algumas "pipocas" não estarem se abrindo pode ser o medo, a teimosia, a insistência em continuar sendo quem são, ou até mesmo porque não conseguiram superar o “fogo da provação, das lutas e da própria cruz. Não superaram os medos, as mágoas, os traumas, por isso não podem se tornar “pipocas agradáveis”. Tudo o que atrapalha o processo de transformação não foi deixado de lado.

Contudo, devemos tomar por exemplo as Pipocas que se deixam "REFINAR" pelo fogo e ao passar por esse doloroso processo se transforma em algo que jamais acreditavam que podiam se transformar. O sofrimento deve fazer parte do processo humano. Ele se torna caminho de conversão para os cristãos, como diz a igreja. Deixe-se ser abrasado pelo fogo que restaura, o fogo do Espírito Santo. Reflita, perceba onde o sofrimento pode te ajudar a se tornar alguém melhor. Ore, confie, espere e creia!

Portanto... sejam REFINADOS PELO FOGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário