domingo, 6 de maio de 2012

AFRICANIDADES BRASIL - VIRADA CULTURAL 2012


Visitamos o Sesc Pompéia no último domingo - 05 de Maio - conferindo de perto as performances, apresentações musicais e exposições do tributo AFRICANIDADES BRASIL, tema da VIRADA CULTURAL naquela unidade do Sesc.

A mixagem perfeita entre a arquitetura do local e algumas facetas do candomblé nos encantaram e mostraram como a essência dos cultos afro-brasileiros está dentro de cada um de nós.. qualquer que seja a cor da pele.

Tivemos a oportunidade de aprender um pouquinho sobre a criação do Mundo por Oxalá, contada por Reginaldo Prandi. Todo o prédio da "fábrica" tinha um pouquinho de "Orixá"... Exu saudando os visitantes, Ossain, Oxalá, Ogum, Oxum, Xangô, Oxossi... todos  estes orixás "assentados" , onde destacavam-se suas representações : pedras, rios, matas... Um belíssimo trabalho visual.

Várias apresentações musicais e performances de artistas ocorreram durante o dia. QUINTETO ABANÃ e outros conjuntos apresentaram cantigas de candomblé das mais variadas formas.

As apresentações finalizaram-se por volta das 18:00hs, com Samba de Raiz e uma pequena performance do BLOCO AFRO ILÊ-AYE (Salvador-BA).















Nenhum comentário:

Postar um comentário