segunda-feira, 30 de abril de 2012

BATIZADO NO GRUPO UMBANDISTA CRISTÃO YONUARUÊ

O dia 23 de Abril de 2012, dia de São Jorge Guerreiro (Ogum) foi um dia inesquecível e de muita emoção para alguns médiuns do Grupo Umbandista Cristão Yonuaruê..

Alguns de nossos irmãos, receberam as bênçãos de Oxalá pelo sacramento do Batismo na Lei de Umbanda. A cerimônia foi realizada por Mãe Marcia Pinho de Yemanjá (Dirigente Espiritual) e pelo Caboclo Yonuaruê.

Mas afinal, o que é o Batismo? De onde vem essa tradição? Qual a sua importância no desenvolvimento espiritual do ser humano?

O artigo abaixo, muito esclarecedor, foi escrito por Felipe Argüello, estudioso das doutrinas espiritualistas.


O QUE É O BATISMO?

O Batismo é um rito de passagem, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, especialmente no catolicismo.

SIGNIFICADO

Segundo o Dicionário Aurélio, o termo batismo vem do grego, baptismós, que significa mergulhar. Em latim, baptismu. É um sacramento religioso onde através da imersão, da ablução ou simplesmente da aspersão de água significa um renascer espiritual, com purificação de todas as culpas e pecados.

ORIGEM

A origem deste sacramento é tão antiga quanto a humanidade. Cada povo de uma forma ou de outra, sempre teve seu ritual iniciático.

Todos conhecemos a passagem do batismo de Jesus por João Batista. Ali o batismo foi feito por imersão.

As Igrejas Evangélicas e Protestantes praticam até hoje esta forma de batismo. Já na Igreja Católica, a forma comumente usada é de aspersão, ou seja, a água é jogada sobre a cabeça da pessoa a ser batizada.

O BATISMO NA UMBANDA

Como em tantas outras religiões, também a Umbanda possui este ritual.

Sendo uma religião cristã, estando acima de todos nós o nosso Mestre Jesus, Oxalá, Nosso Médium Supremo, o batismo na Umbanda é realizado para consagrar os filhos adeptos, como forma de protegê-los contra o mal e contra a negatividade.

Como na Igreja Católica, os neófitos indicam padrinhos para orientá-los no caminho da espiritualidade, só que diferentemente daquela, no Grupo Umbandista Cristão Yonuaruê, são escolhidos padrinhos materiais e espirituais.

LOCAIS PARA A PRÁTICA DO BATISMO

O ritual pode ser praticado dentro do próprio terreiro como também na cachoeira, local de maior vibração de Mãe Oxum, mãe e protetora de todos os filhos de Umbanda e senhora das águas doces.

Em alguns terreiros, por orientação do Chefe da Casa, o batismo pode também ocorrer na praia, sendo então os filhos consagrados a Iemanjá.

FUNDAMENTO DO BATISMO

Independentemente da religião, é importante entendermos que o ritual fundamenta-se na limpeza áurica e na ativação dos chakras.

A água tem o simbolismo da limpeza, da purificação, jogada ou aspergida normalmente na cabeça, na altura do chakra coronário, simboliza a limpeza deste chackra e sua ativação, promovendo uma unificação com as forças espirituais superiores (lembrem-se que nas Igrejas Católica e Evangélica fala-se em batismo pelo Espírito Santo).

Há ainda o cruzamento de pemba, onde os chackras ligados à espiritualidade são cruzados, simbolizando o fechamento destes às forças negativas, ativando-os tão somente para a entrada de energias positivas e benéficas.

No mais, cada chefe de terreiro dará suas instruções para o ritual, pois que este depende ainda da linha e da falange que comanda a casa umbandista e sua forma de trabalho.

O nosso saravá fraterno aos médiuns recém-batizados na Umbanda Cristã. Que Oxalá os ilumine e os conduza na seara do Amor e da Fraternidade!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário